Licenciamento 2021 RN: Valor, Tabela, Consulta

Dentre as várias tarifas que são cobradas no Brasil, uma das mais relevantes no cenário nacional é o Licenciamento 2021 RN, a qual incide sobre todos os automóveis registrados no país.

Pensando na elucidação das dúvidas que possam vir a surgir, a seguir serão detalhados alguns dos principais pontos sobre esse tributo, especialmente os que se referem ao licenciamento do Rio Grande do Norte. Acompanhe-nos para entender mais!

Licenciamento Rio Grande do Norte 2021
Licenciamento Rio Grande do Norte 2021

Licenciamento 2021 RN

O licenciamento se pontua por ser uma das taxas obrigatórias de âmbito nacional. Sem a sua quitação, os donos de automóveis não poderão emitir o seu CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), um documento que se caracteriza por ser substancial, ao lado do IPVA e do seguro obrigatório, para a legalização de um veículo.

Veja também o Licenciamento nos seguintes estados:

→ Licenciamento 2021 BA:
→ Licenciamento 2021 SP;
→ Licenciamento 2021 MG.

Valor do Licenciamento 2021 RN

Com o reajuste que sofreu no ano passado, o valor do licenciamento do Rio Grande do Norte girará em torno de R$90,00 neste ano, um preço que continua acessível mesmo com o aumento que teve.

Vale alertar, no entanto, que, caso esse imposto seja saldado em atraso, os seus juros costumam ser elevados, o que tende a encarecer bastante o valor final da taxa.

Portanto, é de extrema importância que os proprietários de veículos paguem o licenciamento dentro do prazo estipulado, evitando, desse modo, pendências e outros encargos.

Pagamento de Licenciamento 2021 RN – Data

A SET (Secretária de Tributação do Rio Grande do Norte) liberou que o prazo para o pagamento do licenciamento de 2021 variará conforme o último dígito da placa dos automóveis.

Os indivíduos que possuírem veículos com a sequência concluída em 1, por exemplo, terão até o dia 26 de março para pagar o tributo, enquanto os contribuintes com placas terminadas em 0 poderão saldar o mesmo até 05 de julho.

Tabela Licenciamento 2021 RN

A SET disponibilizou apenas um calendário para 2021, o qual contém todas as datas estabelecidas para os pagamentos do licenciamento, do DPVAT e do IPVA. Ademais, essa tabela ainda trás a validade do CRVL de 2020, a qual informa até quando os motoristas que não efetuaram o pagamento do licenciamento poderão circular legalmente.

Veja agora o calendário com os prazos de pagamento:

Algarismo final da placa Vencimento da taxa de licenciamento Validade do licenciamento 2021
1 17 de fevereiro setembro
2 18 de fevereiro setembro
3 19 de março outubro
4 20 de março outubro
5 15 de abril outubro
6 16 de abril novembro
7 6 de maio novembro
8 7 de maio novembro
9 4 de junho dezembro
0 5 de junho dezembro

Consulta ao Licenciamento 2021 RN

Para consultar os dados acerca do licenciamento de 2021 e emitir o boleto de pagamento do imposto será necessário apenas que a pessoa possua um computador com acesso à internet. Dispondo disso, basta que o contribuinte:

  • Acesse o site do Detran-RN;
  • Clique em “consultas”;
  • Clique em “veículos”;
  • Insira a placa e o RENAVAM do veículo nos campos indicados;
  • Clique em “consultar”.

IPVA 2021 RN

O Governo do RN também disponibilizou as informações acerca do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2021. Este, diferentemente do licenciamento, não apresentou aumento, mantendo a alíquota de 3% sobre o valor venal dos veículos. Ademais, o estado já tornou disponível, por meio da página do Detran, a consulta e a emissão desse imposto.

Obs.: vale ressaltar que, embora os potiguares que possuam veículos com 10 ou mais anos de idade sejam isentados do IPVA, eles não são dispensados do DPVAT e do licenciamento, devendo saldá-los para manter o automóvel em dias.