Licenciamento 2021 AM: Valor, Tabela, Consulta

Como forma de arcar com as contas públicas, o Governo tributa grande parte das mercadorias comercializadas no país, além de determinados bens de consumo. Destes, um dos mais taxados são os veículos automotores, sobre os quais incidem impostos como o IPVA, o DPVAT e o Licenciamento 2021 AM.

Dentre os citados, o licenciamento é um dos que ainda geram vários equívocos nos contribuintes, embora ele seja importantíssimo. É pensando nisso que hoje explicaremos alguns dos aspectos desse tributo, particularmente os que tangem o Estado do Amazonas. Venha com a gente e esclareça todas as suas dúvidas!

Licenciamento Amazonas 2021 AM
Licenciamento Amazonas 2021 (AM)

Licenciamento 2021 AM

O licenciamento de veículos, o qual se pontua por ser um imposto obrigatório em todo o território nacional, representa um item substancial a um automóvel normalizado, já que é a partir do pagamento dessa taxa que o indivíduo passa a ter direito ao seu CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Este documento é importante, pois, quando irregular, pode provocar sérias penalizações ao motorista.

Confira sobre o Licenciamento nos seguintes estados:

Valor do Licenciamento 2021 AM

Espera-se que, para o ano de 2021 e para o estado do Amazonas, o valor do licenciamento continue sendo bastante popular, não ultrapassando os R$100,00.

Cabe realçar, contudo, que essa quantia pode se elevar bastante, caso o imposto não seja pago em dias ou caso o contribuinte passe a acumulá-los. Portanto, é extremamente importante que os motoristas tentem, a todo custo, efetuar o pagamento do tributo dentro do prazo estipulado.

Pagamento Licenciamento 2021 AM – Data

É essencial que os amazonenses tenham atenção quanto à data-limite para a quitação do licenciamento 2021 de seu carro ou de sua moto, uma vez que esta se modifica conforme a terminação da placa dos automóveis.

  • Os indivíduos que possuírem um veículo que tem sequência de final 1, por exemplo, deverão quitar o imposto até 31 de março;
  • À medida que os motoristas com placa concluída em 9 poderão pagar o tributo até o dia 30 de novembro.

Tabela do Licenciamento 2021 AM

A Sefaz-AM (Secretaria de Estado da Fazenda) liberou um único calendário para 2021, o qual contém tanto as datas estabelecidas para o licenciamento, quanto às determinadas para o IPVA; veja-as abaixo:

Consulta ao Licenciamento 2021 AM

A fim de consultar o seu licenciamento ou emitir o boleto para o pagamento do mesmo, o contribuinte deverá:

  • Acessar o canal eletrônico do Detran-AM;
  • Clicar em “licenciamento anual”;
  • Clicar em “situação protocolo”, para verificar os pagamentos processados, ou em “continua”, para requerer a guia do imposto;
  • Informar os dados que serão solicitados;
  • Clicar em “pesquisar” ou em “solicitar”.

IPVA 2021 AM

As informações acerca do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) deste ano também foram disponibilizadas pela Sefaz-AM e já podem ser verificadas a partir do portal da instituição.

Dentre as regras que o estado estabeleceu, a principal foi a de definir alíquotas que podem variar de 2% a 3%, dependendo do modelo e da situação do automóvel. Ademais, outro ponto relevante é o de que será dado um desconto de até 20% para os amazonenses que foram bons motoristas e não violaram as regras de trânsito nos últimos três anos.